sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Analisando: #DivaMendes

Bom galera, continuando o nosso Analisando, hoje a analisaremos a Joelma no DVD da Calypso em Angola. Eu o escolhi porque observei muitos aspectos que valem a pena ser detalhados.
Então começaremos pelos figurinos, que foram muito bem bolados afim de promover uma perfeita harmonia entre o a cultura africana, a paraense e as características musicais e coreográficas da banda.

.
Look 1: Possui uma forte marca da cultura do local do show, através dos traços rústicos, dos misto das cores marrom, dourado e preto, ao mesmo tempo que não se distancia do estilo de música para qual este figurino foi utilizado.

 
Look 2: Os tons envenhecidos e metalizados recriam (mais uma vez) o ambiente cultural Africano, sem perder o estilo de figurinos marcantes de Joelma, tais qual a saia que dá o movimento ajudando na ginga própria das coreografias.
 
Look 3: Um vestido com estampa de zebra marrom, minuciosamente detalhado com pedras brilhosas para que dê o ar de romantismo que as músicas pedem, contrastando com a rusticidade da estampa.

 
Look 4: Esse figurino foi utilizado no carimbó, uma das características mais fortes da música Paraense. Ele remete, através dos enfeites, da cor, e do modelo, a cultura do norte do Brasil, e desse modo relembra as raízes musicais da banda.

 
Look 5: Esse último parece fazer menção à última música "Vai Pegar Fogo" , pois o que vemos é rajadas que remetem à chama do fogo, sempre num estilo chamativo e colorido próprio das criações de Joelma.


Agora, vamos comentar o repertório, que na verdade o que eu mais gostei nele foi a remontagem no arranjo das músicas, que deu um ar de modernidade mesmo nas músicas mais antigas da banda, temos como exemplo "Homem Perfeito" e "Imagino". As músicas do CD "Meu Encanto" (vol.16) foram bem escolhidas, mas penso que talvez poderiam aproveitar o volume 7 e o volume 15, que possuem músicas lindas (principalmente as românticas), e que foram pouco trabalhadas pela banda e , consequentemente, pouco ouvidas pelo público em geral.

Faixas do DVD:

1 - Abertura
2 - Meu Encanto
3 - Homem Perfeito (El Hombre Perfecto)
4 - Ardendo De Amor
5 - Entre Tapas E Beijos
6 - Doa Em Quem Doer
7 - Te Encontrei
8 - Pout-Pourri -

A) Principe Encantado
B) Me Telefona
C) Você Me Enganou
9 - O Som Da África
10 - Meus Medos
11 - Perdoa
12 - A Cura
13 - Blackout
14 - Imagino
15 - Ataque De Um Leão
16 - De Joelhos
17 - Pout-Pourri -
A) Pra Dançar Carimbó

B) Rebola
18 - Lelezinha
19 - Vai Pegar Fogo
 
Uma coisa que eu observei e gostei muito foi o fato de nossa Diva ter voltado a dançar mais, o que já não acontecia com tanta eficácia pelo menos no DVD de 10 anos. Inclusive pode-se observar que as coreografias foram colocadas não só nos refrões, mas na música quase toda, deixando o DVD uma coisa mais interessante de ser não só ouvida mas também observada.
A volta do carimbó (mais um pedido atendido dos fãs à Joelma), que já não víamos nos DVD's da banda desde o "Calypso Pelo Brasil", com certeza deixou os fãs muito felizes, além de ter levado um pouco da cultura não só Paraense, mas também Brasileira para o povo africano.
Outra coisa muito interessante a se observar é como eles colocaram o making of. A invés de ser posto à parte no menu do DVD, ele foi inserido entre as faixas, o que o valorizou muito mais porque as pessoas (não - fãs, é claro! rs) não têm o costume de assistir makings of, e dessa forma eles conseguiram fazer com que a visibilidade fosse maior, e eu pra ser sincera não me lembro de já ter visto algum DVD assim (me corrijam se eu tiver errada, kk).
Então, finalizando mais um Analisando, eu agradeço pela atenção, e caso vocês tenham a opinião contrária à minha, deixe - a na caixa de comentários logo abaixo.
 
Por: Karoline Luzia

0 comentários:

Postar um comentário